4D Complex House vence um dos principais prêmios de arquitetura do país

Projeto do Studio Ronaldo Rezende para empreendimento da ABF Developments venceu na categoria Edifícios e Conjuntos Residenciais no 10º Prêmio Saint-Gobain Asbea

O projeto de arquitetura do Studio Ronaldo Rezende para o 4D Complex House, da incorporadora ABF Developments, recebeu o 10º Prêmio Saint-Gobain Asbea (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura) na categoria Edifícios e Conjuntos Residenciais. A premiação — uma das principais na área da arquitetura no Brasil — reconhece os projetos que se distinguem pelo conforto, funcionalidade, inovação, sustentabilidade e integração com a cidade. A cerimônia ocorreu nesta semana, em São Paulo.

O 4D Complex House está localizado no 4º Distrito de Porto Alegre e possui um projeto arquitetônico que contempla a integração entre o novo e o antigo, convivendo no mesmo espaço. O complexo abrange espaços revitalizados e de convivência, comércio, um boulevard e um edifício formado por pavimentos escalonados, apartamentos compactos e terraços voltados para o Lago Guaíba.

Atualmente em construção, o empreendimento deve ser entregue no final de 2025. Todas as 432 unidades residenciais foram comercializadas após o lançamento, em 2022. “Fizemos um projeto que une residência, trabalho, entretenimento e lazer em um mesmo espaço. E ainda criaremos um boulevard que irá ligar o 4º Distrito ao bairro Moinhos de Vento”, explica o CEO da ABF, Eduardo Fonseca.

 

Projeto arquitetônico

No terreno do complexo multiuso e residencial, o galpão da primeira fábrica de vidro do 4º Distrito, patrimônio histórico da cidade, está sendo remodelado para receber um centro comercial. Uma parte do espaço foi dedicada à cultura e à gastronomia com a abertura de um food beer hall. O design recria a arquitetura industrial, aproveitando a estrutura do galpão com intervenções artísticas, como na fachada — que recebeu um painel do muralista Eduardo Kobra.

O 4D Complex House está situado às margens do Guaíba. A torre principal é formada por 17 pavimentos escalonados em direção ao lago. O térreo será destinado para área comercial e os espaços residenciais são formados por lofts ultracompactos no conceito coliving, estimulando um estilo de moradia mais comunitário e com maior praticidade. De acordo com Raul Rezende, arquiteto responsável pelo projeto, o empreendimento transforma uma área vulnerável em um espaço vibrante que combina arte, cultura, música, gastronomia e moradia.

“Um dos diferenciais do empreendimento é a composição da edificação com a cidade. O escalonado em direção ao Guaíba confere um ar de naturalidade e respeita a paisagem local, ao suavizar a altura do prédio em relação ao seu entorno. A fachada é dinâmica, composta por diferentes módulos de concreto aparente, alternando sacadas e floreiras, trazendo uma linguagem inovadora e contemporânea para a região”, relata Rezende.

Outro local a ser revitalizado pelo 4D Complex House é a rua Almirante Tamandaré — que será transformada em um boulevard, conectando dois bairros importantes de Porto Alegre, o 4º Distrito e o Moinhos de Vento, através de um grande corredor verde. O trajeto passará por algumas intervenções, como o alargamento das calçadas para incentivar a caminhabilidade.

“Com o 4D Complex House, estamos contribuindo com um movimento que vem ganhando cada vez mais força em Porto Alegre, a gentileza urbana nos empreendimentos imobiliários”, avalia o sócio-diretor do Studio Ronaldo Rezende.

 

Doação para reconstruir o bairro

O Prêmio Saint-Gobain Asbea também distinguiu projetos nas categorias Residências, Comercial, Serviços e Industrial, Arquitetura Corporativa e de Interiores e Institucional, além de destaques em temas como sustentabilidade, retrofit e inovação. Foram 1440 propostas inscritas e o 4D Complex House foi um dos 16 vencedores.

Além de troféu e diploma, é entregue uma quantia financeira de R$ 17 mil. O valor será doado ao coletivo RECUPERA 4D para apoiar pequenos comerciantes do 4º Distrito, afetados pelos alagamentos do mês de maio.

Post anterior
Ensaio sobre o Centro Histórico de Parnaíba