Retorno do trabalho presencial beneficiará fundos imobiliários em 2024

Os próximos oito meses apresentam boas oportunidades para os investidores que buscam diversificação e renda passiva por meio dos Fundos Imobiliários (FIIs). Especialistas afirmam que o atual cenário de redução da taxa básica de juros e a retomada do trabalho presencial estão impulsionando esses ativos, que podem se valorizar ainda mais.

Na prática, os FIIs têm uma relação inversa com os juros, ou seja, quando estes caem, os ativos tendem a subir. Atualmente, a Selic está em 10,75% ao ano (a.a.), mas economistas consultados pelo Banco Central preveem que, até o final de 2024, a taxa fique em torno de 9,50%. Além disso, os escritórios estão retomando suas atividades com capacidade total de funcionários, aumentando a demanda por espaços bem estruturados.

“O mercado de FIIs é visto com otimismo, especialmente para fundos focados em lajes corporativas e localizações estratégicas nas maiores cidades brasileiras”, afirma Gabrielle Vieira, especialista da FHE Ventures. “Com o retorno gradual ao trabalho presencial, há uma demanda crescente por espaços de qualidade, o que potencializa a performance desses fundos”.

Danilo Bastos, analista de FIIs da Ticker Research, acrescenta que a vacância observada durante a pandemia está diminuindo, e o preço dos aluguéis está aumentando. “Esse cenário já está refletindo na distribuição de dividendos”.

Fonte: Forbes

Post anterior
Bancos e incorporadoras propõem fundo para desbloquear recursos e aliviar crédito imobiliário
Próximo post
Como romper a tímida participação do agronegócio em private equity e IPOs?